12 janeiro 2011

Ouvir música faz bem + Trilha da Semana - Phoenix

Todos sabem que escutar música faz bem, mas vocês sabem por quê?


'Pesquisas revelam que fazer e ouvir música estão entre as principais opções de lazer. De onde vem esse prazer é objeto até agora pouco estudado, mas alguns psicólogos supõem que o estímulo peculiar de melodias e harmonias reside, sobretudo, em uma capacidade de desencadear emoções intensas – um sentimento à flor da pele, como no caso da Paixão segundo São Mateus.' ... 'Desde os anos 50 os psicólogos reconhecem sobressaltos musicais que intercalam estados de tensão e relaxamento como componentes essenciais da vivência emocional dos ouvintes.'
Revista Mente Cérebro - edição 173 - Junho 2007 - Emoção à flor da pele


Algumas músicas nos emocionam fortemente, fazem os batimentos cardíacos acelerarem, provocam arrepios e até nos fazem chorar. Outras nos empolgam a ponto de querermos dançar ou nos mexermos imediatamente e querermos cantar a letra o mais alto possível. Há músicas que tiram a tensão do corpo e nos deixam tão relaxados a ponto de ficarmos com sono. A música em um filme faz toda a diferença, em um filme de suspense, ela vai nos deixar mais tensos com a situação, ou então em um filme de comédia a música trará a leveza e felicidade necessária para as cenas. Essas mudanças no corpo, nas emoções e sentimentos são notórias a todos e podemos explicar parte disso pelo seguinte estudo:


Alguns especialistas chegam a dizer que as músicas de Beethoven são tão eficazes quanto aspirina. Um relatório de 1994 da Universidade Nebraska (EUA) mostrou que esse tipo de música era capaz de aliviar a dor. Antes dessa pesquisa acreditava-se que canções funcionavam apenas como distração. Mas elas podem também liberar endorfinas, os analgésicos naturais do corpo.'Pacientes com dor aguda que ouviram música usaram 30% menos analgésicos, segundo um estudo', afirma a professora e coordenadora do curso de musicoterapia da FMU, Maristela Smith, de São Paulo.


'Tocar e ouvir música com freqüência libera endorfinas e desencadeia sensação de prazer; a causa dessa reação pode estar no processo evolutivo dos primatas'...'Sabe-se hoje que o fazer e ouvir música com muita freqüência libera endorfina, o que desencadeia sentimentos de felicidade, que por sua vez fortalecem os laços de união entre os ouvintes. Outro papel importante é o que a música desempenha quando convida à dança, que em muitas sociedades está atrelada a festas religiosas e ritos sociais. A dança é um elemento de incentivo às relações sociais e, ao que tudo indica, ajuda na liberação pela hipófise do hormônio oxitocina, que ajuda a consolidar as memórias da vivência em grupo. A identidade coletiva também é fomentada quando são entoados hinos nacionais, de times de futebol ou cânticos populares de minorias étnicas. No exercício militar, ou para exaltar sentimentos de uma comunidade, é freqüente o uso da música na sincronização de procedimentos.'
Revista Mente Cérebro - edição 173 - Junho 2007 - Emoção à flor da pele


Na hora de malhar ou de fazer alguma atividade física: 'O som certo turbina o exercício desde que seja estimulante, agressivo e alto. Para entender melhor, pense naquela lista da adolescência que fazia sua mãe gritar: “Abaixe essa música!!”. Quando você ouve uma canção que conhece, são liberados hormônios que afetam o sistema nervoso parassimpático e fazem o corpo reagir de forma involuntária' diz consultor de fitness Stefan Parker, personal trainer da academia Circle Club, em Londres.


Além disso a música pode ter efeitos sobre o sistema imunológico, cardiovascular e nervoso central. 'Quanto mais estressado você estiver, mais vai reprimir as células que ajudam no combate a doenças. A música também age no nível psicológico. Ela faz você olhar qualquer problema de forma menos passional: ao relaxar, você tem mais condição de encontrar saídas e limpar a mente das encanações.' diz a musicoterapeuta Maristela Smith.
A música ajuda a melhorar nosso humor, se você estiver em uma fase ruim na sua vida tente escutar música leves e alegres, mas não com muita frequência, pois quando essa fase passar e você voltar a ouvir a música que te marcou nessa época pode trazer uma má memória, assim como ouvir músicas que marcaram uma boa época te trazem mais prazer:
'Dependendo dos sentimentos que determinada música despertou em nós na época em que ficou gravada em nossa mente, a cada vez que a ouvirmos seremos transportados àquele mesmo estado emocional.' ressalta a psicóloga e psicanalista Léa Michaan.


A música ajuda até a criar o momento bom para o SEXO (ouww):
'Sarah Brewer, autora de “Better Sex” (Sexo Melhor), diz que a música funciona como o cheiro. “Pode evocar reações fortes e nos conectar com um lado do cérebro com mais capacidade de resposta. Quando você ouve música, responde ao estado do artista, e,quando é uma de que você gosta, seu cérebro excreta endorfina e você respira no compasso”. Maristela Smith acrescenta: “A música é influenciadora de estados. Dependendo da intenção, do nível de atenção, do envolvimento emocional e do contexto, pode fazer a pessoa se sentir bem mais relaxada”. A intimidade entre música e sexo dispensa explicações. A expressão “rock’n’roll” batizou o gênero nos anos 50 justamente por que era uma gíria para o ato de transar.' 
E todos sabemos que a dança no mundo animal significa ato pré acasalamento, falando no grosso e na língua dos animais significa quem dança bem, acasala bem. É lógico que há quem fuja dessa regra, hoje para o ser humano dançar já pode significar outras coisas, mas nós sempre sabemos quem está sensualizando direito ou quem está fazendo isso errado não é?




Então você que não tem o hábito de escutar música já sabe, tire pelo menos uma hora do seu dia para apreciar uma boa música e para repor suas endorfinas, sabemos que em alguns trabalhos e que nas salas de aula é proibido ouvir música, por isso nem que seja na volta para casa, relaxe e aprecie.






Falando nisso...
Aproveitando o tema música, vamos trazer para trilha da semana a banda francesa Phoenix, fundada por Thomas Mars, Deck D'Arcy, Christian Mazzalai e Laurent Brancowitz. Adoro todas as músicas do último cd chamado Wolfgang Amadeus Phoenix e acho que vocês também vão curtir: 







3 comentários:

  1. Adorooo essa música!! Escuto milll vezes! Tem uma versão acústica mto boa! Bjs Pri

    www.deedue.com.br

    ResponderExcluir
  2. Phoenix é bom demaaais!
    Não vivo sem música. beijo pra jessi!

    ResponderExcluir

Suga inspiração dos deuses e manda teu papo aí..

*Comentários que incluam algum assunto pejorativo, depreciativo ou uma ofensa poderão ser apagados. Tenham bom senso com os demais e façam críticas construtivas! No mais, arrasa!